É ainda comum ouvirmos a expressão “campo minado” para designar áreas perigosas. Esse costume teve origem a partir das diversas explosões ocorridas em locais que foram aparelhados com minas terrestres nas guerras e conflitos do passado. Mas, infelizmente, ainda nem todas foram desativadas e retiradas, o que se traduz num alto risco.
Um dos países que ainda trabalha na remoção de minas é o Chile, que é inclusive um dos signatários do Tratado de Ottawa desde 2001. Isso ocorre porque, no começo dos anos 80, o ditador Augusto Pinochet cobriu as áreas de fronteira com mais de 180 mil minas, temendo invasões do Peru, Bolívia e Argentina.
Agora você vai ver na prática como é difícil o trabalho de retirada dessas minas. No vídeo abaixo, revelado pelo Ministério da Defesa chileno, foi flagrado o momento em que um operador de escavadeira Caterpillar 320 se deparou, inesperadamente, com um explosivo no trabalho.
Felizmente, trata-se de uma máquina pesada com cabine blindada, que resistiu bravamente à fortíssima explosão. Estima-se que havia mais de 7 kg de munição na mina detonada e você poderá observar o que aconteceu com o trabalhador dentro da cabine.
Assista agora a esse flagra impressionante nos dois vídeos a seguir (o primeiro é mais resumido e o segundo mais completo). Você teria coragem de encarar um trabalho como esse?
PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.
Deixe seu comentário: