Vídeo inacreditável mostra a histórica Ponte (que parecia de borracha) e um dia desabou

Como todos nós sabemos, a internet está cheia de histórias e vídeos duvidosos. Mas agora é o momento de acompanhar um caso, registrada em imagens, que é absolutamente impressionante (e difícil de acreditar). Mas é algo real que efetivamente aconteceu. Trata-se da história envolvendo a Ponte de Tacoma (Tacoma Narrows Bridge), nos Estados Unidos, que apresentava grandes e estranhas oscilações até a hora em que teve seu colapso.

A Ponte de Tacoma, localizada no Estado de Washington, era do tipo Pênsil e, na sua época, era a 3ª maior ponte suspensa do mundo. A sua inauguração ocorreu em 01/07/1940 e o seu desmoronamento aconteceu no dia 07/11/1940. Portanto, ela teve pouco tempo de funcionamento.

O fato extremamente impressionante é que ela foi filmada no dia da sua queda. Mais do que isso, as imagens (que você pode observar no vídeo abaixo) revelam um fenômeno incrível e assustador. Para começar, é importante saber que, naquela data, a estrutura da ponte foi atingida por ventos constantes com velocidade na faixa dos 65 km/h. No entanto, o vento isoladamente não seria capaz de derrubá-la, servindo apenas como elemento desencadeador de outras circunstâncias.

Por sorte, não houve vítimas humanas fatais, considerando que a ponte havia sido interditada na madrugada. Como aliás é possível ver nas imagens, apenas um carro ficou parado sobre a Ponte e nele havia um cão. Em determinado momento, um professor arriscou sua vida para tentar resgatá-lo, mas ele não conseguiu cumprir essa missão porque o cachorro estava assustado demais dentro do veículo.

Mesmo passando tanto tempo e com as imagens, ainda hoje há muitas polêmicas sobre as reais causas do colapso. A duas teorias principais justificam o fenômeno pela ocorrência de Ressonância ou Flutter Aeroelástico.

Quanto à Ressonância, é importante lembrar que ocorre quando um sistema como a ponte é afetado por um fenômeno externo (o vento) com a mesma frequência e atinge picos de amplitude.

Por sua vez, a corrente mais aceita atualmente é a do Flutter Aeroelástico, baseado em forças aerodinâmicas com oscilação auto excitada. Comparando com a ressonância, destaca-se que não há necessidade de permanência ou repetição da força.

Bom, é melhor dar uma pausa nas teorias para vermos o impressionante vídeo com a queda da Ponte de Tacoma. Atenção para as imagens e lembre-se de que não é montagem, tratando-se de um caso totalmente verídico. A única diferença em relação ao vídeo original é que as imagens foram coloridas recentemente. O segundo vídeo traz uma explicação ilustrada bem rápida, com tradução legendada, sobre o que aconteceu de verdade com a ponte. Assista porque é surpreendente!

PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.

Deixe seu comentário: