O único sobrevivente (encontrado): Esse é o Toyota mais antigo do mundo

Nos anos 30, começava a história da Toyota no ramo automotivo. Inicialmente, a empresa fazia teares. Mas o filho do fundador, chamado de Kiichiro Toyoda, tinha planos de fabricar carros. Para tanto, ele decidiu iniciar inspirando-se em carros americanos (inclusive no que diz respeito à concepção dos motores). E o primeiro veículo da Toyota (numa época em que ainda se chamava Toyoda) foi o Model AA, cuja produção de 1.404 carros ocorreu entre 1936 a 1942.

Até pouco tempo atrás, acreditava-se que nenhum desses carros tinha sobrevivido. A própria Toyota tem apenas uma réplica desse automóvel no seu museu. Agora tudo mudou a partir de 2008, quando um jovem russo viu um anúncio em classificados na região da Sibéria. Apesar de ser ofertado como um Chevrolet, o jovem reconheceu que poderia ser um Toyota Model AA.

Essa notícia acabou chegando aos ouvidos do diretor do Museu Louwman, na Holanda. Depois de visitar o carro no local, ele concluiu que realmente estava diante de uma descoberta entusiasmante, devido à raridade extrema do carro. O carro pertenceu de fato a um fazendeiro na região de Vladivostok. Depois de muita negociação, inclusive com autoridades russas, o automóvel finalmente foi adquirido pelo Museu e trazido para a Holanda, onde já está exposto.

Devido ao fato ser único e não existirem peças, o carro será mantido nas mesmas condições em que foi encontrado, servido como referência à durabilidade que apresentou. Aliás, depois desse carro, a história da Toyota passou para o lado de jipes e utilitários, que você pode acompanhar no nosso post sobre o lendário Toyota Bandeirante (clique para ver).

No vídeo a seguir, as imagens do resgate impressionante do Toyota Model AA sobrevivente. Não é incrível? Assista!

PS: Para mais dados e fotos, visite esta página da Toyota.

Deixe seu comentário: