Túnel do tempo: Vídeo mostra a (memorável) evolução do Som Automotivo no Brasil!

Postado por - Nostalgia, Utilidades

Compartilhar

O rádio é um dos mais impressionantes veículos de comunicação de todos os tempos. Inventado no final do século 19, ele chegou aos carros somente no ano de 1930, com o primeiro aparelho da Motorola. No entanto, as coisas ficariam bem mais interessantes a partir da adoção dos toca-fitas cassete, que proporcionavam a possibilidade de seleção e reprodução musical.

Esse padrão disseminou-se nas décadas de 70 e 80 no Brasil. Como você poderá ver nos vídeos abaixo, alguns modelos foram bem marcantes como o toca-fitas RoadStar, ainda mais quando acompanhado do equalizador e amplificador Tojo. Mais tarde, surgiriam também os modelos de gaveta, que tentavam reduzir o número de roubos dos aparelhos.

Já nos anos 90 começaram a surgir os primeiros tocadores de CD, seguidos por modelos que contavam com disqueteira para vários discos, com grande destaque para os modelos da Pioneer.

Mais recentemente, a evolução tem sido impressionante, conforme podemos ver no mercado. Primeiramente, os rádios passaram a contar com entradas USB e auxiliar, além de Bluetooth. Mas a grande revolução tem ocorrido por conta das cada vez mais modernas centrais multimídia, que permitem variadas opções.

Vamos agora a vídeos ilustrativos dessa história. O primeiro foi gravado pelo pessoal do canal Lumar Som e mostra alguns dos aparelhos citados acima. O segundo traz uma matéria do Auto Motor. Já o terceiro vídeo mostra em funcionamento um Bosh Madrid AC DELCO, que era um modelo igual à célebre versão Rio de Janeiro. Assista agora e embarque nesse túnel do tempo musical!

Gostou do vídeo? Compartilhe agora com seus amigos!

CompartilharCompartilhar

Veja também:

Deixe seu comentário:

comentários