Tabela FIPE: Entenda como ela funciona e é calculada na prática

Os preços dos carros 0 km são definidos, obviamente, pelas fabricantes e concessionárias. Mas no caso dos usados, as avaliações podem variar bastante, existindo uma série complexa de fatores a serem considerados. Para orientar as pessoas e o mercado nesse sentido, existe a Tabela FIPE.

Esse referencial mede o preço médio dos carros nacionais. Evidentemente trata-se de um valor base, considerando que há variações relativas ao estado de conservação do carro, cor, acessórios ou outras mudanças que possam existir em determinados veículos.

Agora você sabe como é calculada a Tabele Fipe?

Pesquisadores do instituto responsável saem às ruas visitando várias regiões do país, tabulando preços dos veículos. Após a coleta de dados, os pesquisadores descartam os valores discrepantes, sendo que levam em conta o valor do carro padrão, sem opcionais. Além disso, são descartados os automóveis de usos profissionais e especiais, que têm valores diferentes. Depois é calculada a média dos valores e tabulada, chegando assim no valor médio final.

A tabela FIPE é elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, que a produz anualmente desde 1985. A tabela contempla todos os modelos e variações de carros vendidos no mercado nacional.

Os valores apresentados também são atualizados mensalmente. Por isso, para saber o parâmetro de base para o preço do seu carro ou do modelo que pretende comprar, vale consultá-la para saber as condições atuais.

Veja abaixo um vídeo ilustrativo de como é a Tabela FIPE e lembre-se sempre de pesquisá-la quando quiser vender seu veículo ou comprar um usado.

PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.

Deixe seu comentário: