É necessário aprender com as lições do passado. Por isso, agora vamos ver imagens realmente impressionantes que mostram um acontecimento que pode ser caracterizado como mais uma das loucuras da época da Segunda Guerra Mundial. Trata-se de um conjunto de veículos militares dos EUA que foram afundados, pelos próprios americanos, na costa de uma ilha no Oceano Pacífico.
Estamos falando da Ilha de Espiritu Santo (não confundir com o estado do ES brasileiro), situada no Arquipélago de Vanuatu do Sul. Olhando no mapa e para facilitar a sua referência, é possível ver que esse conjunto de ilhas está situado “à direita” da Austrália no Pacífico.
Pois bem. É na costa desse local que existe um verdadeiro despejo submarino composto por uma série de veículos e equipamentos militares que foram descartados pelos Estados Unidos. Não é por acaso que essa área recebeu o nome de “Million Dollar Point“.
Como você poderá ver nas imagens a seguir, existem jipes, caminhões com seis rodas, tratores, semi-reboques, empilhadeiras, guindastes, ambulâncias entre outros. Para entender o ocorrido, é importante voltar um pouco no tempo.
Na época da Segunda Guerra Mundial, essa ilha de Espiritu Santo abrigou a maior base militar dos Estados Unidos a oeste de Pearl Harbor. Por isso, foi desenvolvida uma ótima infra-estrutura no local (incluindo estradas, hospitais, cinemas etc).
Contudo, quando ocorreu o fim do conflito, os Estados Unidos haviam acumulado muitos veículos na área e não poderiam levá-los embora. Dessa forma, resolveram oferecê-los, por um preço bem mais baixo, a franceses e ingleses que ficaram com o governo do local. Contudo, esses países recusaram-se a pagar, motivo pelo qual os EUA decidiram jogar tudo embaixo d’água.
PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.
De acordo com relatos da época, foram construídas rampas e os veículos seguiam por elas sendo dirigidos pelos americanos, que pulavam nos últimos segundos antes da queda das máquinas nas águas, que mergulhavam para nunca mais saírem.
Hoje em dia, o “Million Dollar Point” é um ponto de atração para mergulhadores. Vamos então acompanhar os vídeos abaixo gravados justamente por mergulhares nessa região. Assista porque as imagens são impressionantes e revelam os absurdos das guerras.
Deixe seu comentário: