Rastreador veicular via celular é possível e mostramos como você pode ter o seu!

No Brasil, a cada 1 minuto um carro é roubado. Os dados de uma pesquisa feita pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram que em 2017, por dia, tivemos cerca de 226 carros levados por assaltantes. A ideia de ter um rastreador veicular via celular atraiu muita gente com desejo de combater essas ações criminosas.

Hoje já é possível transformar aquele smartphone antigo em um rastreador para seu carro ou moto. A melhor notícia é que, na maioria das vezes, sem gastar nada com isso! Para quem não quer ou não pode investir em um aparelho de rastreamento, as dicas deste post certamente ajudarão.

Mostraremos como funcionam os rastreadores via celular e como você pode ter o seu sem gastar com o serviço. Confira.

Rastreador veicular via celular

Como funciona o rastreador veicular via celular

O rastreador veicular via celular funciona como todos os outros tipos de aparelhos com essa função. A tecnologia é aliada ao serviço de proteção do veículo, utilizando aplicativos gratuitos e a função de mapa, que já vem instalada em todos os aparelhos.

A partir do momento que é ativado, o rastreador veicular via celular permite que o motorista ou pessoas autorizadas tenham acesso à localização exata e em tempo real do veículo. Apesar de ser muito útil contra roubos, esse tipo de função também é importante para pessoas que querem acompanhar o transporte de seus filhos ou parentes em segurança.

Principais vantagens

Utilizar um serviço de rastreador veicular via celular tem diversas vantagens. Listamos as principais:

  • Melhor custo-benefício. A maioria dos aplicativos é gratuita. Há alguns, mais completos, que cobram pequenas taxas pelo serviço. Ainda assim, se compararmos com o valor gasto na instalação de rastreadores convencionais, há uma diferença bastante considerável;
  • Discrição. Como não há toda uma aparelhagem instalada no veículo, não é possível saber se ele está ou não sendo rastreado;
  • Adaptabilidade. Você não precisa de um aparelho de ponta e muito moderno. Um simples smartphone que tenha função de GPS já pode receber o aplicativo e se transformar em um rastreador veicular;
  • Flexibilidade. É um tipo de aplicação fácil de mexer e acompanhar. Não é necessário nenhum tipo de treinamento ou manual.

Como ter o seu próprio rastreador veicular via celular

Como citamos anteriormente, o rastreador veicular via celular é bem simples de ser instalado e configurado. Você precisará apenas de um aparelho smartphone com um número ativo e função de GPS disponível.

Também será importante instalar um aplicativo. Basta procurar por rastreador veicular na loja de apps do seu celular que há diversas opções. Atualmente, as mais conhecidas são: Real Time GPS Tracker, F/ Cell e Anti Furto Droid Free. Os dois primeiros estão disponíveis para sistemas operacionais iOS e Android. O segundo você só consegue instalar em celulares com Android acima da versão 2.2.

É importante também que você verifique o espaço disponível em seu aparelho. Todos os aplicativos precisam de atualizações temporárias, assim como armazenar algumas informações. Se a memória estiver cheia, o rastreador veicular via celular não funcionará de forma eficiente.

Também se certifique que a função GPS estará sempre ligada para ter acesso à toda movimentação do seu veículo.

Existem aplicativos, como o Anti Furto Droid Free, que não exigirão uma conexão ativa para que o rastreador veicular via celular funcione. Isso acontece porque o sistema também envia mensagens SMS para o usuário com a localização do automóvel. Do contrário, você também precisará de uma conexão segura. Se utiliza sistema pré-pago, confira franquia para internet e outras informações que não deixarão você sem seu serviço.

Agora é só deixar o aparelho dentro do veículo e acompanhar via mensagem de texto, e-mail ou sites a localização exata do carro.

Problemas

Assim como todo sistema tecnológico, o rastreador veicular via celular pode também apresentar problemas. É importante verificar frequentemente a bateria e ter um carregador de carro de reserva.

Aparelhos que ficam muito tempo sem uso também podem travar o sistema. Por isso, pelo menos uma vez por mês verifique se todas as funções estão funcionando e, caso contrário, faça a troca do celular ou a manutenção.

Você já conhecia o rastreador veicular via celular? O que achou desse tipo de serviço? Comente!

PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.

 

Deixe seu comentário: