Muitas fabricantes têm se dedicado ao desenvolvimento de pneus que não tenham a necessidade de serem inflados. Nesse sentido, a empresa sul-coreana Hankook possui um grande histórico de desenvolvimento, já chegando à quinta geração da sua linha de protótipos iFlex, que são considerandos pneus sem ar.
Há uma série de objetivos envolvidos nessas desafiadoras pesquisas, sendo os principais relacionados com questões de consumo de combustível e sustentabilidade. Para nós motoristas, evidentemente seria bacana nos livramos de questões como furos e necessidade de calibragem e rodízio.
Vale destacar que a referida quinta geração do Hankook iFlex é ainda um projeto em testes, não podendo equipar ainda veículos de produção. Mas é interessante observar que ele já é capaz de rodar até a velocidade de 130 km/h.
Outro ponto importante nesse desenvolvimento diz respeito à função de absorção dos impactos que também são exercidas pelos pneus. Esse aspecto é ainda mais relevante para nós que rodamos nas precárias ruas e estradas esburacadas no Brasil. Além disso, é claro que sua viabilidade também dependerá do eventual preço no mercado.
Veja agora dois vídeos bem interessantes que revelam as etapas do desenvolvimento dos pneus sem ar da Hankook. O primeiro mostra a quarta geração, que chegou a equipar um protótipo de exibição do Volkswagen Up!. O segundo mostra detalhes da quinta geração. Agora vamos aguardar os próximos capítulos desse projeto, esperando que ele chegue às ruas. O que você achou dessa ideia?
PS: Ainda de forma mais ousada, a Goodyear já mostrou e nós aqui no Autovídeos noticiamos uma outra proposta de pneu conceito, em formato esférico, para o futuro (clique para ver também).
Deixe seu comentário: