Ônibus produzidos como carros? Conheça uma fábrica TOP de monoblocos (coisa que o Brasil não tem mais)

Basicamente, os ônibus podem ser fabricados de duas formas. Na primeira, usa-se uma estrutura monobloco (algo relativamente parecido com os carros, para facilitar a compreensão) em que a própria montadora produz integralmente o ônibus, que dessa forma mantem o mesmo padrão construtivo integralmente. No Brasil, os ônibus monoblocos eram feitos pela Mercedes-Benz, mas a empresa alemã deixou de fabricá-los quando o modelo O-400 saiu de linha em 1996.

Por outro lado, existem os ônibus que contam com chassi e powertrain (motor e câmbio) concebidos pelas tradicionais fabricantes, como Mercedes-Benz, Volvo e Scania. Nesses casos, contudo, a carroceria fica a cargo de empresas encarroçadoras, como ocorre atualmente no Brasil, envolvendo marcas como Marcopolo, Caio, Irizar, Comil, Neobus, Mascarello e a antiga Busscar.

Bom, mas agora é hora de elevarmos bem o nível para mostrar como é fábrica da Setra, marca vinculada à Mercedes-Benz, na Europa. Os ônibus são monoblocos e é impressionante observar todos os detalhes e cuidados, que incluem um processo de pintura sofisticado. Repare no tamanho e detalhes do conjunto motor e câmbio. Note também como a estrutura, sendo integral, permite um nível de acabamento bastante superior em todos os aspectos. Na linha, podem ser vistos modelos urbanos, como o Citaro, e outros rodoviários, incluindo os dois andares.

Realmente é um vídeo com ótima qualidade. Viaje pela fábrica e veja como é produzir um ônibus de primeiro mundo. Confira!

Deixe seu comentário: