O que é Punta-Tacco e por quê os pilotos reduzem marcha assim nas corridas?

Este é um daqueles posts feitos para tirar uma dúvida simples, mas muito comum entre entusiastas e fãs de carros mundo afora. Você certamente já ouviu falar de punta-tacco, não é mesmo? Algumas variações do termo também valem, como punta-taco ou punta taco (versões “abrasileiradas”) ou “heel and toe” (em inglês). É aquela jogada de pés que os pilotos profissionais usam ao reduzir marchas, mantendo o pé direito no freio e acelerador ao mesmo tempo.

Por pé direito no freio e acelerador ao mesmo tempo, quero dizer que o piloto freia com a ponta do pé direito (punta) enquanto “bombeia” o acelerador com o calcanhar (tacco) no mesmo instante em que pisa com o pé esquerdo na embreagem para reduzir a marcha. Confuso? Difícil? Para um iniciante, sim! Quem tenta dirigir reduzindo marchas fazendo punta-tacco fica meio frustrado no início, mas com a prática a técnica vira hábito.

Por quê? Por quê os pilotos reduzem a marcha fazendo punta-tacco? É simples: se você simplesmente pisar na embreagem, reduzir a marcha e soltar a embreagem, o conjunto transmissão-motor sofrerá com a mudança brusca de rotação, causando diminuição da vida útil das peças e um tranco que pode desequilibrar o carro na entrada da curva. Ao fazer o punta-tacco, a rotação é mantida na troca e se reduz de maneira uniforme e sem tranco (você perceberá isso claramente no terceiro vídeo deste post).

Separamos 3 vídeos muito legais sobre o punta-tacco, sendo o primeiro deles, para ilustrar, um onboard específico do trabalho dos pés do piloto Edson Coelho Jr., da Stock Car Light em Interlagos. O segundo contém uma explicação bem detalhada feita pelo piloto profissional Cristian Peticov,. O terceiro apresenta um comentário do sempre ótimo Renato Bellote. Curta ai:

Deixe seu comentário: