Novo FNM? O surpreendente retorno dos Caminhões FENEME (agora elétricos) está a caminho

Novo FNM no Brasil? A Feneme está de volta após mais de quatro décadas fora do mercado. Agora batizada de Fábrica Nacional de Mobilidades, a empresa irá produzir caminhões elétricos em parceria com a Agrale.

A princípio, os novos caminhões FNM terão duas versões para PBT de 13 e 18 toneladas. Uma característica interessante é que a cabine produzida em fibra de vidro terá visual inspirado nos antigos caminhões da marca, também chamada popularmente de Fenemê.

Um coisa que podemos afirmar com toda certeza do mundo é o fato de que os caminhões FNM (Fábrica Nacional de Motores) foram essenciais na história do nosso país.

Novidade: A partir de agora o AutoVídeos conta com o apoio dos nossos parceiros da Exponencial Seguros (https://www.exponencialseguros.com.br/). Para contratar ou renovar o seu seguro de carro entre em contato e receba um serviço de qualidade e humanizado com acesso às melhores seguradoras do mercado.

O motor elétrico dos novos FNM, segundo as primeiras informações, terá um sistema de 650 volts e potência equivalente a 355 cv. A autonomia informada é de 130 quilômetros, o que torna o Feneme um caminhão para cidade.

A produção dos caminhões elétricos será realizada na fábrica da Agrale em Caxias do Sul (RS). No local, há uma área exclusiva para a produção da FNM, que ainda irá importar componentes como baterias, motores e sistema digital dos Estados Unidos.

Vale destacar que a companhia original da FNM, que foi concebida ainda durante a 2º Guerra Mundial, tinha outras finalidade iniciais, como a produção de motores para aviões. Com o passar do tempo, em 1950, a FNM firmou um contrato com a Alfa Romeo, passando a fabricar, sob licença, os modelos FNM – Alfa Romeo D-9.500, logo depois, o FNM D-9,500. Mais tarde, em 1958, chegaria o D-11.000.

A história da empresa ainda duraria com novos lançamentos nos anos 70. No ano de 1985, já nas mãos da Iveco e Grupo Fiat, a FNM (cujos caminhões sempre foram chamados carinhosamente de Fenemê) teve usas atividades encerradas no Brasil.

Obviamente, o atual retorno é decorrente da aquisição da marca pela nova startup que pretende comercializar os caminhões no Brasil, não tenho nenhum vínculo com a fábrica de caminhões antigos.

E você, o que tem a dizer sobre a FNM voltar a produção? O visual agradou? Participe da conversa deixando seu comentário!

PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.

PS: Novidade para você que busca um seguro excelente e confiável para seu carro. Visite o site dos nossos parceiros da Exponencial Seguros (www.exponencialseguros.com.br) e peça sua cotação de um jeito rápido e simples para garantir sua tranquilidade agora.

Deixe seu comentário: