Grande símbolo do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), o Caveirão é um veículo blindado de transporte de pessoal utilizado no apoio de operações. A grande novidade é o novo Caveirão do Bope, derivado do veículo blindado Urutu – empregado em missões de paz no Haiti.
O Urutu é um veículo blindado anfíbio de transporte de tropas desenvolvido nos anos 60 pela Engesa. Podendo transportar 15 militares, contando os tripulantes, em suas primeiras operações no Haiti o Urutu não se mostrou preparado para as operações e passou por adaptações, como a instalação de um berço blindado no interior, de uma cúpula de vidro blindado para o motorista e torre para atirador.
Conhecendo o novo Caveirão do BOPE
O novo Urutu teve um sucesso tremendo no Haiti e foi peça fundamental para sucesso da missão de paz da ONU liderada pelo Brasil, tendo sido utilizado em operações verdadeiramente complicadas e perigosas naquele país.
Com o fim da participação brasileira naquela missão de paz, em 2017, esses Urutus voltaram para o Brasil e começaram a ser preparados para serem entregues ao BOPE, no Rio de Janeiro.
Pesando 10 toneladas, o novo Caveirão do BOPE pode atingir velocidade máxima de 120 km/h. Os novos veículos oferecem resistência à explosões de minas e tiros de fuzis de 7.62 mm, 12 mm e até mesmo de calibre ponto 50.
E é essa versão do Urutu, com blindagem extra, torre para atirador e cúpula blindada para motorista que o BOPE irá utilizar em suas operações, substituindo o obsoleto Caveirão, até então um adaptado veículo de transporte de cargas valiosas (uma espécie de “super carro forte”).
A realidade mudou: o novo Caveirão do BOPE é um veículo realmente preparado para o cenário de guerra que enfrentam em algumas regiões do Rio de Janeiro. Inicialmente com a entrega de três veículos, a segurança pública ganha um grande reforço. Com o novo Caveirão, a Polícia conseguirá impor sua força frente aos traficantes e bandidos? Tomara que sim!
Assista aos vídeos que mostram mais detalhes dos recém-entregues Urutus logo abaixo.
PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.
Deixe seu comentário: