Nova linha Scania Super: Veja tudo que mudou nos caminhões e motores Euro 6

Scania Super, nasce uma nova era da marca no Brasil. Durante a Fenatran 2022 a Scania esteve presente celebrando 65 anos de história no Brasil ao apresentar diversas novidades com os destaques da linha de caminhões com motorização Euro 6, o mais eficiente trem de força da história da marca.

O Liam Mattera esteve presente no estande da Scania para conhecer os modelos e elementos que garantem maior eficiência energética. Os motores Euro 6 entregam até 2% de economia de diesel, enquanto a nova linha Scania Super promete até 8% de redução de consumo em comparação com a atual linha Euro 5. São novidades impressionantes quando a gente pensa no mundo dos caminhões e carretas.

Para você já ficar por dentro e conhecer todas as novidades da Scania em detalhes, clique aqui!

Visando atender aos requisitos do Proconve P8/Euro 6, a Scania não precisou lançar uma nova cabine, pois a Nova Geração de caminhões NTG foi lançada no Brasil em 2018, com grande foco no conforto dos caminhoneiros.

O trabalho foi feito exclusivamente nos motores, com uma nova linha Euro 6 para atender os segmentos de atuação já existentes e a criação da nova linha Super, para clientes que trabalham nas faixas de potência mais vendidas do mercado.

A gama Scania Super chega ao mercado com o maior torque do mercado para motores de 13 litros. Em rotações que variam entre 2.300 a 2.800Nm o ganho na economia de combustível vem com o alto torque em rotações mais baixas.

Os motores Super disponíveis são de quatro potências (420, 460, 500, 560cv), que desenvolvem, respectivamente, torques de 2.300Nm, 2.500Nm, 2.650Nm e 2.800Nm. O ganho prático dos três primeiros modelos foi de 150Nm em relação à geração atual e de 100Nm na versão de 560cv. Vale destacar também a chegada do caminhão mais potente do mundo ao Brasil. Trata-se da do Scania V8 de 16 litros, com 770 cavalos de potência e 3.700 Nm de torque.

Merecem destaque as novas potências do Scania R460 e R560, que devem ter volume expressivo de vendas.

O novo motor Super traz muitas novidades. Dentre elas, o aumento da pressão de pico no cilindro para 250bar, duplo comando de válvulas no cabeçote​, fricção reduzida dos componentes internos e melhorias da lubrificação, refrigeração e da eficiência do turbo compressor.

​A nova linha Scania Super ainda dispõe, de série para todas as versões, do novo freio de liberação de compressão CRB (do inglês Compression Release Brake), que garante melhor desempenho de frenagem auxiliar do propulsor (capacidade de 350Kw) e não necessita de manutenção.

Além do lançamento dos motores, foram apresentadas duas novas gerações de caixas de câmbio (G25 e G33) e o sistema ADAS 2.0 (Advanced Driver Assistance Systems), no novo freio de liberação de compressão (CRB).

A paixão pela Scania esteve presente com três veículos históricos expostos: L 75 4×2 (azul e ano 1960) da Casa Scania P. B. Lopes, L 76 4×2 Super (1971 laranja em homenagem ao Super atual) e um 113 H 360 6×2 (azul de 1997). Além deles, um quarto caminhão representou a história da marca: um exemplar da Edição Especial 65 anos, na versão R 450 6×2.

E você, curtiu todas as novidades e inovações apresentadas pela Scania durante a Fenatran 2022?

PS: Esse vídeo é decorrente de ação conjunta do AutoVideos com a Scania.

PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.

Deixe seu comentário: