Se você curte carros preparados, principalmente motores turbo (já explicados em detalhes aqui no AutoVídeos), com certeza já ouviu falar de válvula de prioridade e válvula de alívio. A confusão é comum e muitas pessoas acham que se trata da mesma válvula, mas não é bem assim. Diminuir e regular a pressão de um sistema sobrealimentado é um grande desafio, tarefa que requer suporte de peças e partes complementares, exatamente o que você vai compreender com a nossa ajuda hoje.
A válvula de alívio, também conhecida como wastegate, é instalada no coletor de escape e sua função é regular o fluxo de gases que passam pela turbina. Seu principal objetivo é evitar que a turbina gire rápido demais, o que significaria excesso de ar no motor (muita pressão, o que pode quebrar todo o conjunto). Seu funcionamento é relativamente simples: quando a pressão dos gases atinge o máximo regulado pelo sistema, a válvula se abre e permite que parte dos gases sejam desviados direto para o escapamento (não passando na turbina).
A válvula de prioridade, ou válvula blow-off, é instalada no coletor de admissão ou nas mangueiras de admissão do turbo. É importante entender o que acontece quando o motorista tira o pé do acelerador em um carro turbo: a pressão do ar dentro do sistema aumenta, afinal a turbina ainda está girando nesta situação. Quando a válvula de prioridade detecta esse aumento de pressão, ela se abre, liberando parte desse ar escape na atmosfera. Sabe o famoso espirro que você escuta por ai? Pois é, ele existe graças à válvula de prioridade.
Para explicar ainda mais detalhes e diferenças destas duas válvulas, trazemos vídeos dos canais ALTARPMnet e Mecânica Automotiva Fácil (MAF):
Deixe seu comentário: