Mitsubishi Lancer Evolution: Tributo a uma lenda japonesa nascida no Rally e cultuada mundo afora

Seu nome de batismo é Mitsubishi Lancer Evolution, mas ele ficou conhecido mesmo como Lancer Evo. Ou simplesmente Evo. Versão esportiva e nervosa do pacato sedan Lancer, o Lancer Evolution é um dos carros esportivos mais interessantes por entregar performance, excelente equilíbrio dinâmico e diversão ao volante a valores bem mais módicos que outros carros esportivos.

Conhecido por carregar sempre um número romano à frente de seu nome representando sua geração, o Mitsubishi Lancer Evolution é sinônimo de motor turbo, tração integral e muita esportividade.

Carro genuinamente japonês, o Lancer Evolution só viu outros mercados a partir de 1998, quando desembarcou oficialmente no Reino Unido e em outros países da Europa. Nos Estados Unidos, o carro só chegou em caráter oficial em 2003, na oitava geração, principalmente por conta do sucesso de seu rival Subaru WRX STI.

No total, dez gerações do Lancer Evolution foram produzidas e comercializadas. No Brasil, a última geração foi vendida através de uma edição especial chamada Lancer Evolution John Easton, limitada a 90 unidades, com motor 2.0 turbo de 340 cavalos e 48 kgfm de torque – 0 a 100 km/h abaixo de 6 segundos e velocidade máxima próxima de 250 km/h.

Mitsubishi Lancer Evolution e o Rally – O ano era 1997 e a Mitsubishi conseguiu transformar um Lancer Evo homologado para o Grupo A em um competidor feroz no recém criado Campeonato Mundial de Rally (ou WRC, como o conhecemos). Entre 1996 e 1999, Tommi Makinen fez fama ao pilotar o Lancer Evo preparado pela Ralliart, com quatro títulos consecutivos, dando fama mundial ao carro e sua preparação (e gerando posteriores versões de rua).

Para tristeza geral dos fãs deste lendário carro esportivo japonês, a Mitsubishi anunciou o fim da produção do Lancer Evolution, bem como a “saída” da marca do segmento de carros esportivos compactos. O foco serão os utilitários esportivos (SUV), cujo mercado tem demanda crescente e é bem mais lucrativo. Aqui no AutoVideos o Lancer Evo seguirá sempre vivo e para mantê-lo entre nós selecionamos alguns vídeos que merecem sua atenção. Assista-os!

PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.

Deixe seu comentário: