Mika Häkkinen acelera o lendário McLaren M23, carro campeão da F1 de 1974 nas mãos de Emerson Fittipaldi

É impossível não pensar em automobilismo e não se lembrar da McLaren. Para muitas gerações de brasileiros, esta escuderia sempre esteve associada a sucessos na pista e muitas conquistas que jamais serão esquecidas. Conquistas como a de Emerson Fittipaldi no comando de um McLaren M23 em 1974, ano em que trouxe o primeiro título de piloto e construtores para a McLaren.

O McLaren M23 foi projetado por Gordon Coppuck, que contou com a ajuda de John Barnard e, claro, de toda a equipe McLaren. O projeto do carro de Fórmula 1 que sagrou-se campeão nas mãos de Emmo nasceu, na verdade, do McLaren M16, um carro criado para as 500 milhas de Indianápolis. O motor com cavalaria próxima de 500 cavalos era um Ford Cosworth DFV preparado pela Nicholson-McLaren Engines.

O incrível McLaren M23 fez sua estréia em 1973, pilotado por Denny Hulme, conseguindo a pole position logo de cara. Os resultados foram interessantes, com vitórias de Hulme, Peter Revson e um acidente impressionante com o então novato Jody Scheckter, no Grande Prêmio da Inglaterra. Em 1974, Emerson Fittipaldi veio da Lotus para desenvolver o carro e fazer a diferença. Resultado? Ele campeão entre os pilotos e a equipe campeã entre os construtores.

Mika Häkkinen, que começou a pilotar no Kart aos 5 anos de idade e venceu em diversas categorias diferentes, sempre foi reconhecido como um piloto extremamente rápido e consistente. Depois de quase falecer em 1995, já piloto de Fórmula 1 pela McLaren, quando sofreu um acidente grave no Grande Prêmio da Austrália, Mika finalmente foi campeão pela escuderia inglesa nos anos de 1998 e 1999.

O encontro de Mika Häkkinen com o McLaren M23 em Laguna Seca, nos Estados Unidos, faz parte de uma série de eventos que a fabricante realiza em seus principais mercados mundiais. A ideia é relembrar e comemorar sua história no automobilismo ao mesmo tempo em que atrai clientes e fãs da marca para seus eventos de apresentação de novidades.

Assista ao vídeo com a volta de Häkkinen no carro que fez história nas mãos de Emerson Fittipaldi e acompanhe também outras imagens deste carro que trouxe muita alegria para o Brasil (e para os ingleses da equipe, claro).

PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.

Deixe seu comentário: