Lexus ES: o primeiro veículo de produção a utilizar câmeras como espelhos retrovisores

O Lexus ES é um carro de luxo e alta tecnologia que tem encantado mercados desenvolvidos e sua evolução continua: o modelo 2019 chega com câmeras como espelhos retrovisores. Algo que, segundo a empresa, representa uma inovação: trata-se do primeiro automóvel de produção em série com câmeras como espelhos retrovisores.

O sistema instalado no Lexus ES para a utilização de câmeras como espelhos retrovisores é bastante simples: são instaladas pequenas câmeras onde normalmente estariam os espelhos. As imagens captadas pelas câmeras instaladas nos retrovisores são reproduzidas em um par de telas de 5 polegadas instaladas perto da base do pára-brisa dianteiro.

Lexus ES: o primeiro veículo de produção a utilizar câmeras como espelhos retrovisores

Ainda segundo a Lexus, as carcaças das câmeras foram especialmente projetadas para conter o acúmulo de chuva e neve que podem impedir a visão da câmera. Além disso, o sistema se ajusta automaticamente em seu campo de foco quando um sinal de direção é ativado ou o veículo é colocado em marcha ré.

Por décadas, espelhos retrovisores baseados em câmeras têm sido experimentos por designers automotivos. Além de parecerem mais finos, eles tendem a ser menores que os espelhos normais, permitindo uma melhor aerodinâmica e deixando os veículos com design mais interessante.

Carros-conceito exibidos em exposições de automóveis têm usado regularmente a tecnologia desde pelo menos a década de 1980, mas as preocupações com custos e as questões ligadas à legalização/regulamentação sufocaram sua disponibilidade comercial. Até agora.

Confira no vídeo que separamos a seguir como funciona a tecnologia implementada pela Lexus. Será que veremos a tecnologia sendo implementada em veículos de entrada em breve?

PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.

Deixe seu comentário: