Aqui no AutoVídeos sempre gostamos de explorar os diversos mundos que compõem o gigantesco universo automotivo. Por isso, agora é o momento de imersão militar para conhecermos como é o impressionante Veículo Militar Blindado Lançador de Ponte (em inglês, Armoured Vehicle-Launched Bridge – AVLB).
Trata-se de um veículo de suporte militar. A sua principal função é auxiliar nos deslocamentos rápidos de tanques de guerra em locais com superfície acidentada, bem como para transposição de obstáculos como rios profundos. Dessa forma, os AVLB são essenciais para superação de crateras, valas anti-tanque, pontes destruídas e canais.
Geralmente, cada Veículo Militar Blindado Lançador de Ponte é construído sobre chassis de tanques de guerra adaptados. Aliás, vale lembrar que essa tecnologia já é antiga, disponível desde a 1ª Guerra Mundial, quando eram utilizadas fascines. Também foi largamente usado na 2ª Guerra Mundial. Obviamente, os AVLB mais modernos são bem mais eficientes.
Basicamente, como você poderá ver em detalhes nos vídeos abaixo, os AVLB carregam na parte superior algo parecido com “lâminas”, chegando a pelo menos 19 metros quando completamente abertas. Quando chega em um obstáculo, as lâminas são erguidas e começam a se desdobrar, formando uma ponte na sua frente. Sendo colocada no local exigido, os demais veículos podem realizar a transposição.
Modelos modernos como o americano M104 Wolverine Armored Bridgelayer podem lançar pontes de até 26 m em apenas 4 minutos, com a extraordinária de suportar tanques de até 70 toneladas.
Vamos agora aos vídeos que demonstram a capacidade fenomenal dessas máquinas sensacionais. O primeiro vídeo também mostra alguns casos de pontes flutuantes. Os demais são específicos dos AVLB!
PS: Como bônus, o último vídeo mostra um inacreditável AVLB de Lego (funcionando)!
PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.
https://www.youtube.com/watch?v=0xUq5I_J3nI
Deixe seu comentário: