Ford Quadricycle: detalhes do primeiro carro construído por Henry Ford

Quatro rodas de bicicleta, um chassi de carroça, algumas tabuas e um pequeno assento. Estes eram os itens presentes no Ford Quadricycle de 1896, o primeiro carro construído por Henry Ford.

O Quadricycle foi a primeira tentativa de Henry Ford de construir um automóvel movido a gasolina. Ainda muito distante dos modelos atuais, a transmissão foi feita com uma combinação de cinto de couro e corrente, enquanto o motor era um dois cilindros baseado em um projeto de Kane-Pennington, apresentado em uma revista.

Conhecendo o Ford Quadricycle

O Ford Quadricycle foi o primeiro carro construído pelo homem que logo fundaria um enorme império automotivo e revolucionaria a forma de produzir carros. Uma empresa que existe até hoje, a Ford Motor Company. Utilizando e aprimorando o que aprendeu com Pennington, Henry Ford executou o projeto que era relativamente simples e podia ser feito com equipamentos mínimos.

Criando seu próprio sistema de ignição, devido ao projeto ainda incompleto de Pennington, Ford instalou o motor no “veículo” e vendeu por nada mais do que 200 dólares (na época, isso é uma boa quantia de dinheiro), montante que utilizou para construir seu segundo carro.

Apesar da simplicidade, quando o Ford Quadricycle foi construído não havia maneiras fáceis de fazer nada disso. O Quadricycle mostrou que fazer um carro era algo que podia ser realizado e não mais algo tão impossível, portanto teve papel fundamental na história da Ford e da indústria automobilística como um todo.

A verdade é que o Ford Quadricycle é um esboço de carro, completamente simples, que felizmente nos levou aos grandes esportivos da marca como o Ford GT. Assista ao vídeo que separamos a seguir e conheça de perto o Ford Quadricycle, o primeiro carro feito por Henry Ford. Ou, quem sabe, o primeiro Ford GT.

PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.

Deixe seu comentário: