A tecnologia avança de forma inacreditável. O mais surpreendente estudo recente envolveu algo impressionante: um esforço em conjunto de seis mini-robôs (pesando apenas 17 gramas cada) com o objetivo de deslocarem um carro da Chevrolet pesando 1800 kg, incluindo o motorista.
Para efeito de comparação, seria algo como alguns seres humanos puxando a Torre Eiffel por alguns metros. Trata-se de uma iniciativa impressionante realizada na Universidade de Stanford que contou com a participação dos MicroTugs, os robozinhos em desenvolvimento por lá. Os cientista do “Biomimetics and Dexterous Manipulation Laboratory (BDML)” têm realizado pesquisas com o objetivo de criarem grandes esforços com a ação concentrada e harmoniosa de pequenos robôs (mas que também são fortes individualmente).
Um dos segredos envolve a utilização de material bastante aderente nos pés dos robôs. Além disso o design e movimentos dos mini-robôs são inspirados em animais, como a lagartixa.
O resultado, mostrando no vídeo abaixo, é realmente incrível. Veja como a atuação conjunta dos pequeninos robôs é capaz de puxar um pesado carro por alguns centímetros. Sem dúvida, isso indica que no futuro, com maior desenvolvimento da tecnologia, muitas coisas serão diferentes das atuais. Veja só e surpreenda-se:
Deixe seu comentário: