Faróis do seu Carro: Qual utilizar? Vídeo mostra como usar (corretamente) cada tipo de Luz!

Você sabe de verdade quando deve utilizar cada tipo de farol do seu carro? Já ficou irritado com pessoas trafegando que comprometeram sua visão ao volante? Para entender melhor os usos dos vários tipos de iluminação e faróis, selecionamos a seguir vídeos explicativos que dão dicas práticas, de acordo também com o estabelecido no Código Nacional de Trânsito.

Para começar, como você vai ver em detalhes, é importante saber distinguir o que são as luzes de posição, farol baixo, farol alto, luzes de neblina (dianteiras e traseiras) e faróis de milha. Cada um deles tem uma finalidade específica e devem ser utilizados de acordo com a situação.

As condições de horário (dia e noite), do tempo (chuva, nevoeiro, neve etc) e da estado da via (nas de terra, com muita poeira, por exemplo) também influenciam bastante na escolha do tipo de iluminação (inclusive auxiliar) para o momento. Além disso, também devem ser evitadas situações que acarretem no ofuscamento da visão dos demais condutores.

Agora vamos aos vídeos, de três canais diferentes, que vão detalhar tudo isso de forma mais didática e esclarecedora, para que não fiquem dúvidas.

UPDATE: No dia 08/07/2016, entra em vigor a nova Lei 13.290/16, sancionada pelo presidente em exercício Michel Temer, que obriga todos os veículos a trafegarem em estradas com o farol baixo aceso, mesmo durante o dia. O descumprimento dessa determinação do Código de Trânsito implicará infração média, com multa de R$ 85,13 e 4 pontos na carteira de habilitação. Veja os dois vídeos abaixo que trazem esclarecimentos sobre essa mudança, inclusive quanto à possibilidade de uso da DRL (daytime running lamp), ou luzes de iluminação diurna. Depois assista aos demais vídeos que explicam o uso de todas as luzes do seu carro.

Deixe seu comentário: