A evolução do VW Golf: veja todas as versões do lendário hatch de 40 anos

A evolução do VW Golf: veja todas as versões do lendário hatch de 40 anos

A Volkswagen é, sem dúvida alguma, a empresa responsável pelo maior carro popular de todos os tempos. Quem não conhece um Fusca? Alem do Fusca, a VW lançou outro carro que é mundialmente conhecido, com expressivo número de vendas e muitos fãs, principalmente na sua versão esportiva: o VW Golf.

No começo da década de 70, a VW precisava de um novo carro para substituir o então defasado Fusca. Trazido ao Brasil somente na 3ª geração (ou MK3), o VW Golf começou a ser produzido em 1974 na Europa e foi um dos primeiros hatchbacks com tração dianteira.

Com um moderno motor refrigerado a água vindo da Audi, carroceria hatchback cheia de personalidade e ótima dirigibilidade, nasceu uma nova lenda. A primeira geração do VW Golf a desembarcar no Brasil foi a MK3, no início dos anos 90.

Rapidamente o Golf se tornou um sucesso de vendas até que começou a ser produzido por aqui em 1999. Em 2007, o VW Golf GTI (já desatualizado, uma vez que na Europa já era lançado o MK6) bateu de frente com o novato Honda Civic Si como o carro nacional mais potente, contando com cerca de 193cv, contra 192cv do Civic.

Após duas gerações não serem vistas por aqui, o VW Golf voltou apenas na 7ª e atual geração. As vendas não foram tão boas como no passado, tanto por conta do seu elevado preço quanto pelo elevado interesse e “boom” dos SUVs por aqui. Uma pena.

Aqui cabe uma curiosidade: considerada por alguns, como eu, fantástica e por outros horrível, a VW deixou um Golf pintado com todas as cores disponíveis na época para mostrar aos clientes. A versão agradou ao público e assim nasceu o VW Golf Harlequin, que teve 256 unidades vendidas nos Estados Unidos.

Conheça todas as versões do Golf, inclusive a Harlequin (em vídeo separado), e se surpreenda com uma versão diferente, porem já muito conhecida por nós brasileiros em outros tipos de carros. Que tal um Golf Cross?

PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.

Deixe seu comentário: