A tendência mundial de veículos elétricos é cada vez mais marcante. E o Brasil começa a se preparar também para entrar nessa onda. Nesse sentido, a Volkswagen recentemente apresentou o seu caminhão elétrico, baseado no modelo de 11 toneladas da nova linha Delivery.
Batizado de e-Delivery, ele foi inteiramente desenvolvido pela engenharia brasileira. Inicialmente, trata-se de um protótipo com duas unidades produzidas, mas um deles já vai entrar em operação, para testes, na distribuição de bebidas em São Paulo no ano que vem. Se aprovado, é possível que existam avanços para que ele se torne gradativamente um modelo de produção.
Agora vamos entender melhor essa inovação brasileira. O caminhão conta com novo motor elétrico nacional WEG AL160, que gera 80 kW (109 cv) de potência, com torque máximo de 493 Nm. Pensando no aumento da economia de energia e otimização operacional, ele conta com transmissão automática Allison.
O projeto foi desenvolvido em parceria com a Eletra, empresa com experiência advinda do mercado de ônibus. O e-Delivery possui bancos de bateria de íon-lítio LiFePO4 e uma autonomia de até 200 quilômetros, dependendo da aplicação e a configuração. Evidentemente, trata-se de uma proposta para circulação urbana, especialmente considerando as questões de poluição e restrições de ruídos.
Quanto às recargas, há duas opções: a primeira é a recarga de oportunidade rápida, na qual é possível assegurar 30% da carga em apenas 15 minutos; a segunda é a recarga lenta, que leva três horas para recarga total.
Para conhecer de perto o e-Delivery e compreender ainda melhor os seus detalhes, veja a seguir o excelente vídeo produzido pelos nossos amigos do Planeta Caminhão. E agora, será que os caminhões elétricos vão virar realidade também no Brasil em pouco tempo?
PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.
Deixe seu comentário: