Dirigir grávida: dicas, cuidados e o correto ajuste do cinto de segurança

Afinal de contas, dirigir grávida é perigoso? Pode? Claro que pode, e desde que alguns cuidados sejam tomados, fazer isso é absolutamente normal, saudável e desejável.

O direito de ir e vir está mais do que liberado para as futuras mamães que precisam sair por aí com seus carros, mas é preciso atenção para não correr riscos desnecessários.

Dirigir grávida pode ser perigoso?

De maneira geral, a resposta é não. Inclusive, não há uma recomendação ou resolução do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) que fale sobre o momento da gravidez em que a mulher deve parar de dirigir. Dirigir grávida, portanto, é uma decisão que deve ser da mulher, com base também no que diz o seu obstetra.

Uma dúvida muito comum diz respeito à posição da futura mamãe no banco, uma vez que dirigir grávida certamente implica ajustes para melhorar tanto o conforto quanto a ergonomia. Até por isso, é comum encontrar médicos que recomendam que o oitavo mês deve ser uma espécie de barreira final para as mulheres grávidas. Depois desse momento, melhor evitar.

Pontos de atenção se você pretende (ou conhece alguém que quer) dirigir grávida

  • Ajuste o banco, volante e o que mais for necessário, quantas vezes por necessário. A barriga enorme é algo que pode se chocar ou tocar o volante em caso de uma freada muito forte, causando um impacto ou mesmo um incômodo. Em casos mais graves, até mesmo o deslocamento da placenta ou rompimento da bolsa podem ser resultados desse encontro. Atenção, portanto, à posição de dirigir, à altura do banco e do volante;
  • Evite dirigir grávida se não estiver se sentindo bem. Enjôos, tonturas e outras sensações do tipo são relativamente comuns nas mulheres grávidas, portanto preste atenção a estes sinais. Se não estiver se sentindo bem, evite dirigir o carro, pois qualquer desmaio ou problema pode gerar um acidente mais grave;
  • Opte por trajetos mais curtos, sempre que possível. Se dirigir grávida pode ser perigoso quando a futura mamãe não está se sentindo bem, arriscar-se em percursos longos também não é uma boa ideia. Mais tempo ao volante significa estar mais tempo sujeita aos enjôos e sintomas de mal estar em uma situação de risco;
  • Atenção ao correto uso do cinto de segurança. Ao sentar-se para dirigir e colocar o cinto, atenção ao passar a parte inferior. O ideal é não pressionar a barriga, mas ficar abaixo dela (você verá detalhes nos vídeos que selecionamos hoje).

Se dirigir grávida ainda era um tabu para você (ou para alguém em sua casa ou família), os vídeos produzidos pelos excelentes canais iCarros e ProgramaVrum trarão novidades e conteúdo para esclarecer a situação. Assista agora aos vídeos, compartilhe com as mulheres grávidas da família e vamos fazer nosso trânsito mais consciente e saudável.

PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.

Deixe seu comentário: