Direção hidráulica ou elétrica? Veja como funcionam e suas diferenças

Até pouco tempo atrás, a maioria dos carros ainda trazia a direção hidráulica como um opcional, e com preço salgado. Nos dias atuais, só mesmo os carros muito simples e populares vêm com direção sem nenhuma assistência, enquanto modelos mais sofisticados trazem direção hidráulica ou elétrica de série (alguns deles ainda trazem um modelo híbrido, o eletro-hidráulico), o que convencionou-se chamar de direção assistida.

Você a diferença entre a direção hidráulica e a elétrica? Qual delas é melhor? Qual sistema é mais confiável e robusto, com menor custo de manutenção? O propósito da direção assistida é simples: auxiliar o motorista no esterço das rodas, ou seja, facilitar a tarefa de virar para lá e para cá. No entanto, o funcionamento da direção hidráulica, ainda mais popular, é bem diferente da opção elétrica.

O primeiro vídeo que você verá abaixo mostra as diferentes opções de direção e como seu uso contínuo pode mudar a vida dos motoristas. O segundo vídeo mostra a história dos sistemas de direção e como esta tecnologia evoluiu bastante ao longo da história automotiva. Seus princípios permaneceram quase os mesmos, inclusive do ponto de vista mecânico, mas o suporte ao motorista criou comodidades antes impossíveis. Assista:

Deixe seu comentário: