Como o lendário McLaren F1 se tornou o carro mais rápido do mundo (andando a mais de 390 km/h)

Outros tempos. Bons tempos. O passado dos supercarros é uma das lembranças mais incríveis que eu tenho, principalmente quando se trata dos anos 80 e 90. Você talvez não se lembre, mas o icônico e hoje raríssimo McLaren F1 foi o recordista mundial de velocidade (carros de produção) por praticamente uma década.

O ano era 1998. A fabricante inglesa convidou o piloto profissional Andy Wallace, o primeiro o pilotar o McLaren F1 GTR em LeMans (1995 e 1996), para um desafio: tentar estabelecer um novo recorde de velocidade para um carro de produção.

O vídeo da façanha ficou muito famoso e foi muito mostrado naqueles dias, mas não na sua versão completa, com detalhes dos bastidores e, principalmente, das tentativas de quebra do recorde. É isso que você verá hoje. O local escolhido foi a pista de testes da Volkswagen em Ehra-Lessien (onde outras fabricantes também fizeram suas tentativas, inclusive a Bugatti).

O vídeo mostra como Andy ficou nervoso ao levar um carro de produção, com pneus originais de fábrica, a mais de 350 km/h. Aliás, a 390 km/h. Pode parecer besteira, mas lembre-se: estamos falando de 1998, de um carro com “apenas” 670 cavalos, muito embora absolutamente à frente de seu tempo em tudo.

Não qual a sua opinião sobre o feito, sobre o carro e a história que o envolve, mas aqui no AutoVídeos consideramos o McLaren F1 um dos supercarros mais icônicos de todos os tempos. Relembre como foi a quebra do recorde que durou por 10 anos, é sensacional!

PS: Lembre-se de também se inscrever no canal do AutoVídeos no Youtube para ficar por dentro das novidades.

Deixe seu comentário: