Maio de 2017. Já líder de vendas e com números expressivos, o Chevrolet Onix fora submetido ao teste de colisão do Latin NCAP, com parâmetros revisados (e muito mais exigentes) e, para surpresa de muitos, fora reprovado. Com nota zero, o carro mais vendido do Brasil decepcionara e acendera um luz de alerta na engenharia da marca (que, convenhamos, já esperava tais resultados).
Depois de trabalhar em importantes reforços estruturais implementados principalmente nas laterais e portas, bem como instalar um novo cinto de segurança e o sistema ISOFIX para as cadeirinhas, a Chevrolet patrocinou um novo teste junto à Latin NCAP, o que mostra que a repercussão com a notícia da nota zero dada ao Onix em 2017 repercutiu dentro da companhia. Ganha o consumidor, que agora terá um carro mais seguro à sua disposição.
O Chevrolet Onix obteve agora três estrelas (de um total de 5) para proteção dos adultos e manteve as mesmas três estrelas para proteção infantil. Cabe salientar que as três estrelas conquistadas são a pontuação máxima possível para o carro, uma vez que para receber as duas estrelas faltantes o carro precisa ter controle de estabilidade (ESP).
Você deve estar se perguntando quais modelos já estão com os reforços estruturais. Pois bem, apenas as unidades de Onix e Prisma fabricadas a partir de 15 de janeiro de 2018 (a partir do VIN 9BGKS48U0JG313644) contém as mudanças que caracterizam o melhor nível de segurança verificado pelo Latin NCAP, que elogiou a iniciativa da empresa, bem como os resultados gerais obtidos (embora ainda tenha feito ressalvas para a proteção do peito dos motoristas adultos).
Não há informações oficiais nem tampouco comentários sobre quanto os reforços estruturais somam ao peso do veículo, nem como sua aplicação possa interferir na dirigibilidade do veículo. Considerando o trabalho de engenharia realizado no Chevrolet Onix, não devemos esperar nenhuma mudança significativa neste sentido, o que é ótimo.
A iniciativa da Chevrolet é importante e agora confere ao carro mais vendido do Brasil status de carro seguro, deixando para trás a fama de carro frágil (embora haja muitas unidades do modelo anterior rodando por aí). Assista aos testes de colisão realizados com o Onix e confira em detalhes como foi a “volta por cima” do compacto queridinho do Brasil.
PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.
Deixe seu comentário: