Hoje em dia poucas pessoas se lembram, mas o legendário Ayrton Senna um dia realizou testes na Indy. Isso aconteceu em dezembro de 1992 e tudo aconteceu por intermédio do nosso grande campeão Emerson Fittipaldi. E depois de tanto tempo agora surgiu uma fantástica novidade, considerando que o carro pilotado pelo Senna foi completamente restaurado.
Para entendermos melhor esse caso, é importante voltar no tempo. No final da temporada de 1992, a McLaren havia perdido os motores Honda para a temporada seguinte, passando a ser equipada com propulsores da Ford. Ao mesmo tempo, a Williams estava em excelente fase e contaria em 1993 com o então tricampeão Alain Prost ao volante.
Diante desse contexto nebuloso, o Ayrton Senna decidiu aceitar o convite do Emmo para conhecer o potencial da Indy, que também vivia anos gloriosos. Com a ajuda da Marlboro e da equipe Penske, o teste aconteceu na pequena pista de Firebird Raceway.
O detalhe curioso é que o Senna pilotou o Penske PC21, com motor Chevrolet turbo, que foi o carro usado pela equipe na temporada de 1992. O novo modelo de 1993 apenas poderia ser testado pelo Emerson Fittipaldi.
Depois de um breve período de adaptação, o Ayrton Senna conseguiu cravar um ótimo tempo (de 49s09). De acordo com suas entrevistas na época, ele conseguiu sentir as diferenças e o potencial de um carro da F-Indy e iria avaliar correr nos Estados Unidos em anos posteriores.
Agora finalmente voltando ao presente, a equipe Penske revelou fotos do carro testado pelo Senna que acaba de ser restaurado. Veja no primeiro vídeo a seguir algumas imagens daquela época e o atual estado do carro renovado. No segundo vídeo, acompanhe uma matéria da TV Bandeirantes que registrou o teste de perto. Realmente essa notícia da restauração do carro é surpreendente e merece nossos aplausos!
PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.
(Fotos incluem imagens da Sutton images)
Deixe seu comentário: