O mundo do automobilismo e das corridas de carros é repleto de histórias malucas, de homens inventando e criando máquinas com o interesse de serem cada vez mais rápidos. Muitas marcas famosas (e caras) de carros surgiram de pessoas que criaram primeiro um carro de corrida, depois outro, para só então pensar em um modelo de rua.
Existem também os casos mais comuns deste universo. Gente como eu e você que pega um carro, aproveita o chassi e parte de sua estrutura e cria, com as próprias mãos, um carro de corrida. Hoje você verá exatamente um exemplo disso, sendo o carro um Fiat X1/9.
Fiat X1/9? Opa, trata-se de um modelo de dois lugares, com motor central-traseiro, lançado em 1972. Aliás, nesta época, esse tipo de configuração só existia em raríssimos carros de rua e aparecia principalmente em esportivos como Lamborghini Miura e Lancia Stratos. O design do X1/9 era assinado Marcello Gandini, da Bertone. Veja como ele era na foto abaixo:
Pois bem, parece que o chassi do pequeno Fiat X1/9 é justamente a parte principal do carro de corrida mais maluco do mundo, que você vai conhecer no vídeo de hoje. A receita para deixá-lo veloz e interessante de pilotar conta ainda com motor da supermoto Yamaha R1 (1000cc e quase 200 cavalos) e muitos apetrechos aerodinâmicos, incluindo asa traseira e direcionadores de ar por todos os lados.
Você pode pensar que na Itália e em outros lugares da Europa é muito comum mexer em carros de rua para criar carros capazes de competir nas categorias de protótipos, e você está certo. O detalhe neste caso são as peças usadas, como o que puxa ar para o motor, bem como as engenhocas capazes de fazer da aerodinâmica um ponto forte deste carro de corrida – alguns direcionadores dianteiros se movimentam de acordo com o volante, por exemplo.
Assista porque ao mesmo tempo em que este carro de corrida parece rápido e bem bolado, ele também parece um carro feito com materiais simples demais para combinar com uma pista e a alta velocidade. É maluco mesmo, confira!
PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.
Deixe seu comentário: