Futuro chegando: Caminhão autônomo viaja 3.800 km (sem motorista dirigindo)

O futuro está mesmo chegando? Você confiaria num caminhão autônomo realizando uma longa viagem nas estradas sem intervenção do motorista? Apesar de alguns acidentes no desenvolvimento e muitas dúvidas ainda, o desenvolvimento de veículos autônomos segue acelerado.

Em 2017 a empresa de transporte rodoviário autônomo Embark anunciou que utilizaria seus caminhões semi-autônomos para transporte de mercadorias. Agora a companhia deu um passo a mais com um caminhão autônomo, adaptando um cavalo-mecânico Peterbilt para realizar uma viagem de 3.840 quilômetros entre a Califórnia e Flórida.

Como foi a viagem desse Caminhão Autônomo?

A viagem durou 5 dias e contou com pausas para descanso pré estabelecidas para o motorista que estava a bordo. Os diversos dados coletados foram levados para análise buscado aperfeiçoar o sistema que é considerado relativamente simples por utilizar mapas de alta precisão.

Infelizmente não foi informado pela Embark se o motorista precisou tomar a direção do caminhão em algum momento. O sistema de condução autônoma da Embark consiste na utilização de sensores e um sistema de aprendizado automático.

Com a ambição de colocar 40 modelos similares em funcionamento, a Embark afirma que o principal objetivo é lidar com a escassez de motoristas que ocorre em diversos países desenvolvidos, e não a substituição desses profissionais.

E completa dizendo que um grande ponto a favor do caminhão autônomo é que a automação funcione junto aos motoristas locais para trafegar em rotas menos desejadas, além de aumentar o interesse de jovens motoristas para a indústria.

Assista ao vídeo dessa proeza e conheça o futuro que cada dia está mais presente em nossas vidas, pelo menos em vídeo, considerando que possivelmente o caminhão não possui sensor para desvio dos buracos presentes por aqui!

PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.

Deixe seu comentário: