Dirigir um supercarro é certamente o seu sonho, não é mesmo caro leitor? Bom, eu sei disso simplesmente porque é também o meu sonho. É o sonho do meu vizinho, do amigo que também curte carros e assim por diante. Quem não quer dirigir uma Ferrari? Ah, pois é, todo mundo quer…
E se essa Ferrari for um exemplar de competição, um carro de corrida criado a partir de uma versão de rua (de produção), mas totalmente adaptada para as pistas? Estamos falando de uma versão com bancos de competição, gaiola de proteção, toda depenada por dentro (para aliviar o peso), sem abafadores e, claro, com alguma preparação para render mais.
O Leone, do ótimo canal e grupo MotorGridBrasil ( reúne sempre muitos supercarros aqui no Brasil), esteve na Itália e teve a oportunidade de pilotar (eu quase escrevi dirigir) uma Ferrari F430 Challenge, o carro de corrida derivado da F430 e que usa o mesmo motor V8 de 4,3 litros de 485 cavalos.
As modificações são importantes, ainda que o carro pareça muito com sua versão de rua. O sistema de escape é modificado, muita coisa foi alterada/retirada para diminuir o peso final do conjunto, a suspensão foi retrabalhada e as rodas são modelos BBS exclusivos.
A transmissão é a mesma do modelo de rua, com sua tecnologia vinda da Fórmula 1 que permite trocas de marcha em ridículos 150ms. Na Ferrari F430 Challenge, a relação foi alterada para a quinta e sexta marchas, o que permite maior velocidade final (os modelos de corrida chegam a 350 km/h).
Todo o trabalho de construção deste bólido de corrida também se mostra na aceleração: o tempo de 0 a 100 km/h é de apenas 2,9 segundos, digno de supercarros dos nossos tempos (a F430 foi apresentada ao público em 2005 e sua produção durou até 2010). Enfim, como será que é a sensação de acelerar este monstro? Confira!
PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.
Deixe seu comentário: