A Toyota Hilux é um verdadeiro mito mundial quando o assunto é robustez e durabilidade. São infinitas histórias que comprovam essa fama e aqui no AutoVídeos nós já mostramos inclusive um casal de Curitiba que foi até o Alaska com sua picape. Também é bastante comum vermos modelos da Hilux trafegando em terrenos inóspitos em cenários na África e Oriente Médio. Mas existe um ponto historicamente questionável em relação a sua estabilidade. E, por incrível que pareça, há indicativos de que o problema persiste.
Explicando melhor, houve grande repercussão em 2007 quando a Hilux do modelo anterior foi reprovada no famoso Teste do Alce. Essa avaliação é realizada na Suécia, país em que há muitos desses animais que inclusive cruzam as rodovias. Basicamente, a manobra do teste é baseada numa mudança de faixa repentina, na velocidade aproximada de 68 km/h, seguida do retorno à faixa inicial.
Depois daquele episódio, sempre foram comuns comentários acerca das dificuldades da picape em curvas. Mais recentemente, houve o lançamento da nova geração da Toyota Hilux, contemplada com mais itens de assistências eletrônicas. Desse modo e considerando que se passaram nove anos, esperava-se que as falhas estivessem superadas.
Para comprovar isso na prática, a revista sueca Tenikens Värld submeteu a nova Hilux a um novo teste do alce. E como você poderá ver nas imagens a seguir, os resultados foram muito decepcionantes. Isso é ainda mais acentuado quando vemos as imagens comparativas em relação ao comportamento das suas concorrentes, como a Ford Ranger, RAM 1500, Nissan Frontier e principalmente Volkswagen Amarok.
O teste inicial foi realizado com a Hilux vermelha equipada com rodas de 18 polegadas utilizando pneus 265/60. Posteriormente, houve o teste com outra Hilux prata, que contava com rodas de 17 polegadas e usava pneus 265/65. A segunda foi ligeiramente melhor, mas ainda com clara tendência de capotamento. Para a revista, isso mostra problemas no comportamento dinâmico da picape quando são considerados pneus diferentes.
Veja agora as surpreendentes imagens do teste do alce da Hilux e diga o que você achou do resultado. Logo abaixo do vídeo, há a declaração da Toyota a respeito desse caso:
Procurada pela publicação sueca, a Toyota manifestou-se no seguinte sentido: Baseando-se em todos os testes realizados durante o desenvolvimento, nós temos confiança de que a Toyota Hilux é um veículo seguro. Conforme entendemos, você realizaram um teste de manobra evasiva de acordo com o protocolo da sua revista, envolvendo diversas picapes, incluindo a Hilux. Vocês nos informaram que a Hilux não atendeu as suas expectativas. Nós estamos surpresos com o resultado do teste, e nós vamos levar em conta seriamente essa avaliação, do mesmo modo sério que nós adotamos em relação à capacidade de manobras evasivas durante o desenvolvimento dos nossos veículos. A Hilux foi repetidamente testada de acordo com o padrão ISO 3888 e passou nos testes com sucesso. Diversos parâmetros técnicos têm impacto no resultado de manobras evasivas, e por isso nós queremos entender exatamente os parâmetros do seu teste..
Deixe seu comentário: