Ao longo das últimas décadas a segurança automotiva tem evoluído bastante. Desde o início dos crash-test, as estruturas de absorção de impactos dos veículos foram sendo aperfeiçoadas para trazem mais proteção ao ocupantes. Adicionalmente, itens como airbags também contribuíram para essas melhorias. Mas ainda existem muitas situações de elevado risco, como no caso de colisões contra as traseiras dos caminhões.
Nesse sentido, um dos maiores problemas diz respeito à altura da estrutura inferior das carrocerias dos caminhões, que costumam ficar situadas no mesmo patamar das cabeças das pessoas que trafegam em veículos.
Dessa forma, esses veículos de carga passaram a ser obrigados a terem para-choques na parte inferior das carretas ou carrocerias, com o objetivo de evitar que os carros fosse parar na parte debaixo da carroceria nas batidas.
Esse tipo de medica foi bem importante para atenuar os danos aos carros e aos passageiros, principalmente quando os automóveis atingem por inteiro a parte de trás dos caminhões. No entanto, ainda persistem gravíssimos problemas quando as colisões são apenas parciais, pegando apenas uma das partes da traseira e do para-choque.
O vídeo abaixo é bastante ilustrativo para mostrar toda a evolução acima comentada, bem como as situações que permanecem preocupantes. Veja agora as imagens dos testes americanos impressionantes.
Deixe seu comentário: