Você abastece seu carro com gasolina adulterada? É claro que não! Bom, pelo menos não de forma voluntária, não é mesmo? Certo, mas como saber se o seu posto preferido não tem vendido “gato por lebre”, colocando mais álcool do que o permitido atualmente pela ANP e Ministério de Minas e Energia? Se o seu carro é flex, você pode estar pagando por gasolina e andando 30% a 40% álcool, uma artimanha comum de postos sem reputação.
A gasolina adulterada que contém mais álcool pode prejudicar motores feitos para rodar apenas na gasolina e vão certamente encarecer a conta de quem em caros bicombustível, afinal de contas o consumo será mais elevado. O Iberê, do ótimo canal Manual do Mundo, nos ensina a fazer um teste simples e rápido para descobrir se a gasolina tem mais álcool do que o permitido (atualmente 27%).
Importante notar que os conteúdos foram produzidos antes de março de 2015, quando o total de álcool permitido era 25%. Você verá uma conta matemática simples, que basta adaptar para a realidade atual, de 27% de álcool na gasolina. A propósito, são dois vídeos, o primeiro mostra o teste da gasolina adulterada e o segundo explica detalhes e tira dúvidas sobre como comprar a gasolina no posto usando um galão (isso é permitido, desde que o galão seja para este fim), onde achar a proveta, entre outras coisas. Assista e aprenda:
PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.
Deixe seu comentário: