É sempre fantástico ver veículos clássicos impecavelmente restaurados. Isso se torna ainda mais interessante e curioso quando podemos acompanhar veículos pesados antigos, como caminhões e ônibus, em ótimas condições de conservação. Isso porque eles são mais raros, inclusive porque eram usados para o trabalho, tanto no transporte de cargas como de passageiros. Agora é um momento especial porque vamos conhecer de perto um belíssimo ônibus escolar antigo, o Chevrolet Carbrasa 1962, modelo TB-6502, pertencente ao Colégio Dante Alighieri de São Paulo.
No vídeo abaixo, produzido com a qualidade tradicional pelo excelente jornalista Renato Bellote, no canal Garagem do Bellote, é possível observar em detalhes todo o trabalho envolvendo a restauração extraordinária desse ônibus. Vale destacar que ele trabalhou no transporte de alunos até aproximadamente o ano de 1993 e depois foi doado ao Museu da Ulbra no Rio Grande do Sul. Com a extinção desse local, o Chevrolet Carbrasa retornou ao Dante Alighieri, onde foi recuperado.
O chassi de caminhão e a mecânica são da Chevrolet, com motor dianteiro de seis cilindros em linha, Jobmaster 261 de 4278 cc, a gasolina. Vale destacar que o câmbio tem 4 marchas sincronizadas à frente e reduzida no diferencial. Apenas a alavanca não fica em uma posição confortável.
A sua carroceria, com design marcante, foi fabricada pela carioca Carbrasa. Essa encarroçadora foi fundada no Rio de Janeiro, em 1947, e foi a pioneira na construção de carrocerias de ônibus usando estrutura metálica. Na primeiras décadas, incluindo o início dos anos 60, os ônibus tinham projetos bastante diversificados em função das características de cada chassi. Portanto, não havia uma padronização específica. Inicialmente, os modelos da Carbrasa eram bastante espartanos e foram evoluindo no design com o passar do tempo. Na segunda metade dos anos 60, porém, a empresa entrou em derrocada, que culminou com seu fechamento em 1970.
O Chevrolet Cabrasa, exposto no vídeo, realmente está em condições fantásticas e permite a preservação dessa importante memória dos transportes no Brasil. Externamente, a carroceria apresenta um brilho fascinante, realçado pelas cores azuis da pintura. Os frisos são muito belos. O interior também foi esplendidamente restaurado, pela Premium Garage, com destaque para o painel e estofamentos.
PS: Algumas das informações adicionais em relação ao ônibus, mencionadas nesta matéria, foram obtidas em entrevista com o especialista em ônibus antigos, Adalberto Mattera, que gentilmente colaborou com o AutoVídeos.
Assista agora à matéria completa no vídeo abaixo. Veja que sensacional essa viagem, de ônibus escolar, no túnel do tempo.
Deixe seu comentário: