Como todos nós sabemos, o Brasil é um país gigantesco e o transporte de cargas depende dos caminhões. Considerando as altíssimas quilometragens em condições desafiadoras, qualquer economia de combustível e melhora no desempenho pode fazer uma imensa diferença no final das contas. Por isso, hoje vamos conhecer um caso bastante interessante, envolvendo um caminhoneiro conhecido como “Professor Pardal”, que alega ter desenvolvido um sistema para economizar diesel em seu caminhão.
Antes de tudo, é importante deixar claro que se trata de um Volkswagen Constellation, 24-250, ano 2010, que está com 630 mil km rodados. Esse motorista, que apresentou sua criação ao canal do Repórter Jaime Alves, também é técnico em refrigeração e usou seus conhecimentos para realizar as adaptações.
Basicamente, as mudanças feitas pelo senhor José V. Neto envolveram a troca do filtro de ar original por um maior (provavelmente proveniente do Volvo FH, mas essa informação não foi confirmada). Além disso, também foi aperfeiçoado o intercooler (possivelmente com o aumento da dimensão das canaletas da colmeia, embora esse dado também não tenha sido confirmado na matéria).
Com essas providências, o caminhão teve uma melhora média na faixa dos 15% tanto em economia de diesel quanto em desempenho. A princípio, parece que isso faz sentido e realmente traz um ganho bem interessante ao transportador, que reduz seus custos.
Isso porque uma maior quantidade de ar tende a fazer com que ele trabalhe de forma mais eficiente e com menos nível de aquecimento, evitando desgastes mais acentuados. Mas é claro que não pode haver ar em excesso, se não podem ocorrer falhas e os resultados podem se reverter.
Para ver tudo com mais detalhes, assista à matéria no vídeo a seguir. Veja o teste que foi feito de consumo de combustível e tire suas conclusões. Você acha que se trata de uma boa ideia?
Deixe seu comentário: