Como sabemos, a evolução dos veículos pesados, como caminhões e ônibus, ocorre num ritmo menos acelerado do que em relação aos automóveis. Mas sempre existe uma tendência natural de querermos imaginar como serão os veículos do futuro. E isso era bastante presente nos anos 30, quando novas tecnologias começavam a se propagar. Foi justamente nessa época que a General Motor decidiu construir uma espécie de ônibus futurista, que recebeu o nome de GM Futurliner.
A princípio, eles seriam usados na Feira Mundial de Nova Iorque em 1939. No entanto, acabaram sendo designados para realizarem uma exposição itinerante (Parade of Progress) de veículos e de alguns aparelhos que se tornariam marcantes no futuro, como TV, som estéreo, geladeiras, micro-ondas e outros itens. Aliás, isso pode ter sido a origem dos chamados “road show“, que existem até hoje. Isso aconteceu inicialmente entre 1940 e 1941.
Para essa exposição, foram produzidos 12 ônibus GM Futurliner, os quais foram projetados pelo célebre Harley Earl. Curiosamente, foram erguidos sobre chassis de caminhões militares CCKW, mas com dois eixos tracionados (outra detalhe era a roda dupla também na dianteira). Com isso, eles pesavam incrivelmente mais de 12 toneladas. Como você pode imaginar, o consumo de combustível era estratosférico.
O motor Detroit Diesel, de 120cv, ficava na parte dianteira. Mas o ponto mais estranho é que a cabine estava posicionada em cima dele, numa espécie de aquário, o que tornava a operação de trocar as marchas bastante complexa.
Devido aos reflexos da Segunda Guerra Mundial, a exposição precisou ser interrompida em 1941, retornando apenas em 1953. Nessa ocasião, os Futurliners foram restaurados e receberam um outro motor 302GMC com seis cilindros, passando a contar com câmbio automático de quatro marchas.
Em 1956, a exposição Parade of Progress chegou ao fim e os ônibus futuristas foram doados para a polícia de Michigan, sendo que alguns foram vendidos. Atualmente, dos doze produzidos restam 9 unidades.
A importância histórica desse ônibus, juntando ao seu projeto único, fizerem com que o Futurliner #11 fosse vendido pelo preço recorde US$4,100,000 para Ron Pratte em janeiro de 2006. Pela cotação da época, seria algo perto dos R$ 10 milhões, considerando as demais taxas (o vídeo do leilão é o último). Alguns dos demais ônibus estão em Museus ou em processo de restauração, como você pode acompanhar no site da Wikipedia.
Agora chega de tantas histórias e vamos aos vídeos para você conhecer os detalhes desse ônibus futurista impressionante, inclusive dele rodando. Assista e veja por que ele é tão especial.
1. Um Futurliner exposto no SEMA de 2014
2. Vídeo histórico da época das exposições:
3. Futurliner dando uma voltinha:
4. Exposição de outro em 2009:
5. Leilão com o preço recorde:
https://www.youtube.com/watch?v=DwoUCNFpfkI
Deixe seu comentário: