Novamente temos uma decepção no mais exigente e polêmico teste de colisão da atualidade. O mais recente BMW Série 3 foi submetido aos crash tests do IIHS (Insurance Institute for Highway Safety) nos Estados Unidos e não conseguiu as classificações máximas de segurança, que são Top Safety Pick (TSP) ou a Top Safety Pick+ (TSP+).
Carros de outras fabricantes, como o Mercedes-Benz Class C e o Audi A3 Sedan já haviam conquistado essas certificações superiores. Novamente o principal teste que foi responsável pela frustração do BMW foi o temido “small overlap”. Esse teste apresenta um impacto de 25% da dianteira do veículo a 64km/h, com o objetivo de avaliar a situação em que ocorre uma colisão de “quina” ou quando há uma batida contra uma árvore ou poste, como exemplos.
Para obter as classificações Top de segurança, o carro precisa apresentar uma nota mínima “Aceitável” no small overlap. No entanto, o BMW Série 3 obteve apenas a classificação “marginal” nesse teste de impacto, o que comprometeu o seu resultado final. De acordo com o IIHS, a estrutura de proteção ao motorista não foi totalmente eficiente na parte de baixo, ocasionando lesões às pernas e um dos pés do dummy (boneco) ficou preso entre os pedais.
O vídeo abaixo mostra em detalhes o comportamento do BMW na referida colisão. Sem dúvida, foi um resultado surpreendente. Assista agora.
Deixe seu comentário: