Os anos 90 provavelmente serão lembrados como os anos de ouro no mercado automobilístico brasileiro. Após a abertura das importações, no início daquela década, a indústria nacional se viu obrigada a oferecer carros com melhor qualidade e mais modernos. Nesse sentido, a GM finalmente decidiu substituir o Opala por um carro com padrão internacional, o Chevrolet Omega.
O carro de luxo, para os padrões brasileiros, chegou por aqui em 1992. Tratava-se do de um projeto baseado no Opel Rekord lançado em 1986 na Europa. O Omega realmente era um carro bastante diferenciado que tinha design marcante, com linhas fluidas e aerodinâmicas. O destaque era a versão CD, com motor alemão 3.0, de 165cv. Foi o primeiro carro a trazer o sistema de som com CD como opcional e tinha uma ampla lista de diferenciais técnicos (como a suspensão traseira independente e tração traseira), e tecnológicos (como painel digital e freios ABS), entre outros. O carro chegou a marcar 206 km/h em testes na época.
A partir de 1995, o motor foi substituído pelo 4.1 do Opala, que foi retrabalhado pela Lotus e apresentava 168 cv. Entre 1993 a 1996, contou também com sua versão perua, que era a Chevrolet Suprema. E o ciclo do Omega sedan nacional se encerraria em 1998, deixando uma legião de fãs (e nenhum sucessor direto).
Agora vamos aos vídeos mais memoráveis do Omega. No primeiro, veja a propaganda da época do lançamento. No segundo, uma matéria especial com um exemplar mostrado no ótimo canal “Garagem do Bellote”. No terceiro, a propaganda de lançamento da Suprema. No seguinte, uma sequência de imagens que complementam a história do carro. Assista e comente se você acha que ele realmente foi o “absoluto” entre os carros nacionais de todos os tempos.
PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.
Deixe seu comentário: