9000 RPM Turbo: os roncos mais insanos de motores rotativos Mazda estão aqui!

Se você é um fã de carros como eu, provavelmente adora ouvir o ronco dos motores em encontros de carros clássicos e durante as visitas nos estandes em eventos e apresentações. Não que colar o ouvido no escapamento seja algo normal ou pré-requisito, mas é quase que uma maneira de “conversar” com o carro, entender suas reais intenções e interpretar com carinho toda a capacidade do seu coração (ele, o motor!).

Nessa história, tem quem simplesmente troque o sistema de exaustão ou mesmo prepare o carro e transforme seu ronco em um som estranho; e existem os carros que são verdadeiras lendas no que diz respeito a motor e ronco. Já publicamos aqui um especial com os sons dos clássicos V8 americanos, mas hoje quero falar de um motor que sempre me chamou atenção pelo lindo som: o motor rotativo, ou Wankel, elevado a mito nas mãos da Mazda nos seus fantásticos modelos RX-7 e RX-8.

Os motores rotativos são relativamente simples, pequenos, mas oferecem muita potência e um funcionamento extremo – neste link você pode ver como funcionam, inclusive. No caso dos motores Mazda encontrados nos RX-7 e RX-8, é comum notar a faixa vermelha de rotação na casa de 9000 RPM. Ah, o carro que nós usamos no dia a dia para nos 5.500 RPM, quando muito. E o som? Some ao já fantástico ronco lindos assobios de turbina e você tem um dos mais belos acontecimentos do mundo dos carros: Mazdas acelerando!

Não está entendendo nada? Aumente o volume e veja estes vídeos:

Deixe seu comentário: