Como é o primeiro ônibus elétrico da Mercedes-Benz que chegou ao Brasil? O Liam Mattera conheceu de perto todas as novidades desse ônibus 100% elétrico eO500U, apresentado oficialmente na Lat.Bus 2022. Agora é o momento de você descobrir todos os detalhes desse novo ônibus urbano revolucionário.
Além disso, você vai entender todos os diferenciais existentes nesse ônibus elétrico que possui zero emissão de poluentes e sem ruídos no motor, com a ajuda da engenharia da Mercedes-Benz Ônibus que explica tudo sobre esse lançamento.
A Mercedes-Benz do Brasil apresentou ao público o eO500U, chassi de ônibus urbano elétrico a baterias que registra a entrada da empresa na era da eletromobilidade em veículos comerciais no país.
O chassi eO500U é um modelo Padron 4×2 da consagrada linha O 500. Com piso baixo, pode receber carroçarias de até 13,2 metros de comprimento. Sua autonomia é a maior entre ônibus elétricos no Brasil, em torno de 250 km, mas podendo chegar a até 300 km.
O eO500U vem equipado com freio eletrônico EBS e sistema de regeneração de energia. O trem-de-força traz para o motorista uma experiência nova de condução, ainda mais suave, confortável, além de totalmente silenciosa.
O painel de instrumentos é totalmente novo para se adequar às novas necessidades de controle e traz informações específicas do motor elétrico, das baterias e dos demais sistemas eletrônicos. Realmente é uma revolução no transporte de passageiros.
São dois pacotes de baterias na traseira e até quatro pacotes no teto do ônibus. Assim que o motorista aciona o veículo e acelera, a energia sai das baterias e, por meio de cabos, chega a dois motores de tração elétrica no eixo traseiro, um em cada ponta do eixo, junto ao cubo de roda. É este eixo eletrificado que movimenta o ônibus.
O sistema também permite regeneração de energia, possibilitando que as baterias sejam recarregadas durante a operação do veículo.
Outra novidade do eO500U é que o ar-condicionado está integrado ao sistema de gestão de energia, garantindo assim, máxima eficiência. A tomada de força do sistema de recarga das baterias é do tipo plug-in e leva até três horas para a recarga completa.
O eO500U foi desenvolvido pela Engenharia da Mercedes-Benz do Brasil para a realidade do País.
O conceito eletroeletrônico do chassi de ônibus elétrico brasileiro tem referência no ônibus integral eCitaro da Daimler Buses. Para maior qualidade e confiabilidade aos clientes, o veículo foi amplamente testado no Brasil e também na Alemanha.
A robustez mecânica do consagrado chassi Mercedes-Benz O 500 garante a qualidade amplamente reconhecida no Brasil e no mercado externo. Isso possibilita que o eO500U ofereça o maior PBT – peso bruto total (21.200 kg) e a maior capacidade de passageiros da categoria (até 83 passageiros na configuração padron).
Outros grandes destaques do veículo são a maior capacidade de armazenamento de energia, até 588 kW/h. A modularidade dos pacotes de baterias assegura uma melhor configuração para cada aplicação.
O eixo dianteiro com suspensão independente resulta em maior raio de giro do veículo e em mais conforto aos passageiros.
E você, curte o mundo dos ônibus, é frotista ou fascinado pela busologia? Certamente esse é um vídeo que agradará e surpreender quem quer saber mais sobre os ônibus da Mercedes e também os nossos amigos busólogos.
Deixe seu comentário: