Se há uma lacuna gritante hoje na gama de modelos da Fiat, ela se resume à oferta de sedãs. Tanto o Linea quanto o Grand Siena são carros bastante ultrapassados, tanto no que se refere ao projeto (e questões que derivam disso, como segurança e equilíbrio dinâmico), quanto ao design. A Fiat precisava de uma novidade neste segmento, e ela veio: Fiat Cronos.
A Fiat acaba de divulgar oficialmente as primeiras imagens e informações sobre o Cronos, a versão sedã do Argo que entra no lugar do Linea e do Grand Siena. O modelo, cujo nome foi inspirado no deus grego do tempo, foi baseado na nova plataforma MP-S (Modular Platform Sedan) e terá opções de motores 1.3 e 1.8, devendo ter como grandes concorrentes o Virtus, da Volkswagen, o City, da Honda e o HB20S, da Hyundai.
Design com identidade própria – Com relação ao visual, as imagens divulgadas pela Fiat mostram que a montadora trabalhou em alguns pontos para dar identidade própria ao Sedã, diferenciando-o do irmão menor Argo.
Pode-se dizer que há traços do italiano Alfa Romeu Giulia no design das lanternas e formas do para-choque traseiro, mas na dianteira o Cronos ganhou algo diferente, uma grade com aplique cromado no meio e desenho exclusivo no para-choque. As portas traseiras também foram redesenhadas. As linhas, segundo a Fiat, foram projetadas para darem melhor aerodinâmica ao carro.
Vale considerar que o Cronos é um carro grande. Tem entre-eixos ao redor de 2,60m, ou 5 cm a mais que o Argo. O porta-malas é para quem gosta de espaço: deve ultrapassar 500 litros de capacidade total de carga, divididos em módulos integrados.
Motorização terá duas versões – O Cronos chegará nas versões Drive, com motor 1.3, de 109 cv e 14,2kgfm (câmbio manual e automatizado GSR); e Precision, com motor 1.8 16V de 139 cv e 19,3 kgfm (transmissões manual e automática). Não haverá opção de motor 1.0 por conta do peso do modelo, que deve chegar a 1.200 kg na versão de entrada.
Com relação à segurança, a Fiat informou que o carro tem estrutura de aços de alta resistência, airbags laterais e tecnologia anti-esmagamento. O preço do carro ainda não foi informado pela Fiat, assim como outros detalhes relacionados a itens de série e opcionais. Acredita-se, porém, que o preço da versão de entrada deva ficar em torno de R$ 55 mil, com a versão topo de linha podendo chegar perto de R$ 80 mil com opcionais.
Para quem ficou curioso, a Fiat afirma que o lançamento do sedã deve ocorrer no primeiro trimestre de 2018 (provavelmente ao mesmo tempo em que o Virtus, seu principal concorrente, deve chegar ao mercado). As imagens divulgadas se resumem a duas fotos, mas assim que surgirem mais detalhes, mostraremos tudo por aqui. Confira mais sobre o modelo nos vídeos a seguir.
PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.
Deixe seu comentário: