As picapes e os veículos com proposta utilitária foram concebidos, originariamente, para o trabalho, especialmente no campo e na zona rural. No entanto, com o passar do tempo, as caminhonetes e mais recentemente os SUVs começaram a ser usados como carros de passeios, inclusive nas grandes cidades. Racionalmente, isso não faz sentido, mas a realidade é essa e as vendas desses modelos são crescentes.
Ocorre que a maioria das picapes e SUVs apresentam grandes proporções. Se no passado isso não era problema, agora as coisas ficam mais complicadas considerando o cada vez mais limitado espaço urbano. Isso é ainda mias grave quando pensamos em vagas apartadas de estacionamentos, acessos estreitos e manobras (considerando o raio de giro).
Considerando esse cenário, a empresa ZF (tradicional fabricante de peças e componentes, principalmente de transmissões) tem trabalhado para desenvolver uma solução. E agora a companhia apresentou o protótipo de uma Ford F-150 (fotos a seguir) com esterçamento das rodas traseiras, que começa a ser testado e poderá, no futuro, trazer mudanças radicais no segmento de caminhonetes e utilitários esportivos.
A base desse projeto é uma adaptação do sistema Active Kinematics Control, que já equipa alguns carros esportivos com o propósito de melhorar a dirigibilidade. A ZF acredita que essa ideia de esterçamento das rodas traseiras pode trazer benefícios significativos para os proprietários dos veículos maiores, como nas manobras de baliza, retorno ou esquinas apertadas.
No passado, já houve outras tentativas frustradas nesse sentido, inclusive por parte da General Motors. Mas agora com um sistema mais moderno e direção elétrica é possível que os resultados sejam diferentes, mas antes de tudo será preciso avaliar os custos, eficiência e durabilidade do mecanismo.
Veja agora também um vídeo mostrando detalhes sobre o sistema Active Kinematics Control da ZF, aplicado a determinados carros, como o Porsche 911 Turbo S (no segundo vídeo). E você, o que acha dessa novidade pensando nas picapes e SUVS. Um boa ideia ou não?
PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.
Deixe seu comentário: