Nota Zero: Chevrolet Onix (o carro mais vendido do Brasil) vai mal em teste de segurança

O mercado de automóveis no Brasil e na América do Sul ainda é extremamente atrasado em relação aos países desenvolvidos. Um dos efeitos mais marcantes dessa situação diz respeito aos padrões de segurança dos veículos, que continuam sendo bastante inferiores. Nesse sentido, acaba de surgir mais uma evidência decorrente da nota zero recebida pelo Chevrolet Onix no teste de colisão do LATIN NCAP.

O carro mais vendido do Brasil realizou, nesta oportunidade, o teste de impacto lateral (obrigatório desde o novo protocolo de 2016) e atingiu o lamentável resultado de zero estrela para adultos e somente três para crianças.

Conclusões sobre o resultado do teste:

Essa prova do Onix revelou deficiências estruturais de proteção aos passageiros. De acordo com o LATIN NCAP, principal entidade avaliadora da segurança dos carros na América Latina, o compacto mostrou um desempenho pobre, considerando que o teste de impacto lateral evidenciou uma compressão alta no peito do passageiro adulto, resultante de uma alta penetração na estrutura.

Mesmo contando com uma plataforma global, o LATIN NCAP ressaltou a ausência de dispositivos de absorção de energia, inferindo que o Onix não passaria nos requerimentos básicos da regulação para impacto lateral das Nações Unidas (UN95). O resultado seria desastroso mesmo se ele tivesse airbags laterais.

A proteção para crianças atingiu a nota de três estrelas, mas também foi apontado que o carro da Chevrolet possui “apenas um cinto de segurança de dois pontos na posição central traseira, não contendo ancoragens Isofix”. Anteriormente, em 2014, o Onix tinha obtido três estrelas no crash test frontal, mas os padrões dos ensaios ainda seguiam o antigo protocolo.

Entidade pretende pedir a retirada do Onix do mercado:

Após a divulgação do resultado, a PROTESTE que é uma entidade de defesa dos consumidores no Brasil e parceira do Latin NCAP, informou que tomará medidas buscando a saída do Onix do mercado nacional. Para tanto, deverão ser acionados o Ministério Público e outros órgãos competentes. Leia abaixo a declaração da PROTESTE nas palavras do seu gerente Henrique Lian:

“É uma ofensa à inteligência do consumidor que a General Motors, que afirma que o Onix é baseado numa plataforma global, não tenha tido êxito na versão avaliada pelo Latin NCAP. De acordo com os resultados do teste foi verificado que o carro não seria aprovado pela regulação da ONU (UN95), nem pela Norma Federal de Segurança Veicular dos EE.UU. (FMVSS214), aplicados na Europa e nos Estados Unidos respectivamente.

Não consideramos que a América Latina seja depósito para carros fora dos padrões exigidos, no entanto, infelizmente, não parece ser a opinião da GM. A PROTESTE, diante dos resultados decepcionantes do Onix, pedirá a sua retirada do mercado”.

Imagens do teste e resposta da GM:

Veja agora as imagens dos testes de colisão do Onix nas baterias promovidas pelo LATIN NCAP. E vale refletir sobre o resultado do carro mais vendido no Brasil, país onde os consumidores ainda pouco se importam com a segurança na hora de escolher qual carro comprar. Abaixo do vídeo, veja o comunicado de resposta da GM.

PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.

“O Chevrolet Onix cumpre integralmente com todos os requisitos locais de segurança dos mercados onde é vendido na América do Sul.

A GM compartilha o objetivo de melhorar a segurança rodoviária em todo o mundo e busca a melhoria contínua da segurança dos veículos à medida em que novas tecnologias se tornem disponíveis.

A GM coloca o cliente no centro de tudo e anunciou em 2015 um investimento de bilhões de dólares para o desenvolvimento de uma família de veículos totalmente nova, respondendo à rápida mudança da demanda de clientes na América Latina e em outros mercados globais em crescimento.

A GM está sempre procurando formas melhores e mais inovadoras de atender às necessidades em constante evolução dos clientes globais e melhorar o desempenho em segurança. Por essa razão, lançamos recentemente o OnStar em todos os principais países da América do Sul.

O OnStar oferece serviços únicos de emergência que ajudam a fornecer uma resposta rápida e salvam vidas em acidentes de carro. O Onix é o único veículo da sua categoria a oferecer este tipo de tecnologia.

Combinado com air bags duplos e freios ABS com distribuição eletrônica de força de frenagem, acreditamos que o Onix é um dos veículos mais seguros em seu segmento, que é apenas uma das razões de ser o veículo mais vendido na América do Sul.”

Deixe seu comentário: