8 Caminhões bicudos (fenomenais) que queríamos ver rodando no Brasil

Os caminhões bicudos deixaram as estradas brasileiras junto com um imenso saudosismo. Infelizmente, ícones como Scania 113, Scania 124 e Volvo NH12 não são mais fabricados no Brasil. Por outro lado, lá fora, os caminhões bicudos ainda são vendidos e populares em determinados países.

Pensando nisso e na nostalgia, criamos uma lista especial com 8 caminhões bicudos que queríamos ver rodando nas estradas no Brasil. Sem dúvida, seria um sonho para os caminhoneiros que levam as cargas em nosso país, especialmente considerando o maior espaço na cabine e segurança.

Infelizmente para os motoristas de caminhão, na década passada, os bicudos acabaram sumindo das estradas porque a legislação brasileira considera que o comprimento de uma carreta é medido da frente do cavalo mecânico até o fim do implemento. Sendo assim, a priorização fica na capacidade do transporte de carga, o que favorece os caminhões cara chata (ou caminhões frontais).

Partindo para a lista dos caminhões bicudos que queríamos no Brasil, começamos com o incrível Volvo VNL, bicudo que possui motorização que varia entre 375 a 500 cv e câmbio de 12 ou 14 velocidades e um interior incrível.

Seguindo a lista temos o Mack Anthen. O incrível caminhão americano que possui um belíssimo design leva debaixo do capô a possibilidade de motorização entre 11 e 13 litros com potência máxima de 505 cv.

O brutal Kraz 6446 é o caminhão militar fabricado na Ucrânia para enfrentar desafios extremos no off-road. Tração 6×6 e potência em torno de 400 cavalos levam o bicudo a qualquer lugar.

Peterbilt 579, o modelo topo de linha com design marcante, é a estrela da marca que faz parte do grupo Paccar. A versão 579 entrega desde 355 cavalos chegando até 510 no motor mais potente com 250 kgfm de torque.

Você já ouviu falar no Hino XL Series? O caminhão é de uma marca da Toyota que chega ao mercado americano para conquistar o segmento de demandas leves e médias.

New Cascadia, a dádiva da Freighliner com nível 2 de automação que entrega muita segurança e potência de até 600 cv e 283 kgfm de torque. Uma máquina que seria muito bem vinda aqui no Brasil, especialmente considerando que se trata de uma marca do Grupo Daimler (seguindo a tradição dos caminhões Mercedes-Benz, montadora que fabrica o único bicudo brasileiro atual, o Atron 1635).

No “modo raiz” temos o Kenworth T-800. O estilo clássico americano que possui até 500 cv na versão mais potente.

Encerrando a lista temos o International Prostar. Uma marca que já apostou no Brasil e infelizmente deixou nosso mercado. Hoje, 16% do grupo é detido pela Volkswagen (Grupo Traton, também dono da Scania). Falando do Prostar, a potência máxima fica em até 465 cv e 235 kgfm de torque.

Você é um apaixonado pelos caminhões bicudos? Sente saudades dos caminhões bicudos nas estradas? Então este vídeo é para você!

Deixe seu comentário: